Importante. Sobre Atualização de Cursos no Udemy

 Estimados alunos da plataforma,

Amo ser professor, a plataforma iniciou nosso acordo inclusive sobre a perspectiva de gerenciarem a página pra mim, a própria empresa acessava meu HD virtual pegava o curso, publicava e me repassava o valor da venda.

veja o print da funcionária do udemy  pedindo acesso ao meu curso para publicar e gerenciar na plataforma por mim.

udemy

Depois eu resolvi me engajar, mas tive problemas de dados que não estavam de acordo com o que eu tinha postado ou conteúdo que se perdia. Pensem também que eu assumi os custos do meu tempo para dar suporte quando isso era acordado ser gerenciado pelo udemy. Veja que eu chegava a atender centenas e as vezes milhares de alunos.

udemy

Reclamei do diretor da empresa e no mês seguinte meu faturamento começou a cair, chegou o ponto de estar 2000 dois mil % a menos do que períodos anteriores e similares, só que a plataforma alega que é um bom momento e que vende mais porque na pandemia as pessoas estudaram mais por meio do EAD.

Problemas como eu atribuir o preço de R$ 1000 mil reais a um curso que posteriormente foi promovido por R$ 234 reais e eu dividir o faturamento pelo número de alunos e perceber que recebi R$ 5 reais por aluno.

comprovante e detalhes com prints em....

https://docs.google.com/document/d/1Y4AFf29MuS-4T2wMwmTo9JWY3GqO-nOfztHWHivn250/edit?usp=sharing

Pedi o faturamento detalhado pra empresa por contato por email, sem sucesso tentei por órgão de defesa do consumidor e não consegui por nenhum meio.

A plataforma me informou que alunos se matricularam de graça nos meus cursos, mas se negaram a informar números. Eu mereço o detalhamento dos cursos, imaginem que se alunos se matriculam sem pagar sem que eu tenha controle, é possível que alunos paguem sem que eu receba.

udemy

Alguns cursos são atemporais e completos no que se propõe, outros continuam úteis, mas com menos atualizações ou não postadas por conta desses desgastes e pagamento que não cobre minhas despesas.

Por favor, imagine meus gastos.

1 computador bom o suficiente pra ead, mas nada top ----- de R$ 3000 a R$ 7000 mil reais

Eletricidade - por ser trifásica apenas a tarifa pública é perto de R$ 140 reais mensais

Internet - R$ 100 reais por mês, e essa não é a mais cara, apenas uma boa pra trabalhar

2 câmeras semiprofissionais que uso (1 nikon e outra cannon) R$ 2500 cada uma. total R$ 5000 reais

2 Microfones medianos - R$ 150 reais cada um, totalizando R$ 300 reais, pois temos que  ter um microfone reserva e isso um microfone mediano.

HD virtual do google para backup e segurança dos arquivos, assim como compartilhamento - R$ 79 reais, mas por conta do problema dos pagamentos do udemy migrei pra um mais barato

CNPJ tem um custo mensal de aproximadamente R$ 70 reais.

licença de software - só o photoshop R$ 49 reais, isso porque baixei do pacote total que custa R$ 150 reais já que o dinheiro que estava recebendo não cobria.

Existe um custo de oportunidade sobre esse investimento mensal e total.....

professores - eu investi em professores adicionais para deixar meus conteúdos mais completos mais de R$ 10000 dez mil reais (marlio, bruno, marcos e daniel....)

Vale a pena pensar que eu também preciso de uma contadora para fazer isso.

IMPORTANTE

Muitos desses equipamentos tem vida útil, assim como a demanda de pagar os professores que contrato e que gravam pra mim...... Com isso tenho  despesas fixas de forma mensal ou intermitentes e gerais.

Por favor, imaginem que.....

Minha formação, os livros que eu leio e os cursos que eu faço para aprender bem o que  vou transmitir tem um custo individual infinitamente maior do que eu recebo, no volume eu até cheguei a ganhar bem em relação a muitos profissionais do segmento, mas fiz por merecer e tive que alcançar muita gente pra poder ter o que ganho.

O tempo....

O mesmo foi criado pelo ser humano, antropologicamente por uma demanda de uma época agrícola onde o homem tinha que estabelecer tempo de plantar e de colher......

mas o tempo.......

30 minutos com a pessoa que você ama, passa em 1 minuto, mas se você colocar a mão no fogo por 1 minuto vai parecer ao menos 30 minutos.......

Uma vídeo aula de poucos minutos é assim.

1 - Eu elaboro  o roteiro do curso baseado em meus estudos

2 - roteirizo as vídeo aulas do curso

3 - gravo as vídeo aulas

4 - verifico e edito as vídeo aulas

OBS. nem sempre a primeira gravação e edição ficam boas, tenho de regravar ou editar mais de uma vez e isso também demanda tempo.

5 - finalizo as vídeo aulas para os formatos online mais compactos

6 - publico as vídeo aulas e crio o roteiro e arquitetura de toda essa informação.

----- As vezes esse processo demora meses e meu tempo tem de ser remunerado !

------------------------------------------------------------------------------------------------------

OBS. Cheguei a pedir pra tirar meus cursos da plataforma, pois considerava que algumas avaliações eram difamatórias e porque em alguns momentos estavam manipuladas.

udemy

Aqui a prova de avaliação manipulada.

Veja que 89% dos alunos votaram 5 estrelas, 11% 4 estrelas, como a média poderia ser menor que 4 ???

udemy

As vezes compito com professores que acabam sentindo necessidade de comprar votos, pois o tema em torno dos votos da udemy é bem insalubre. Veja o print.

udemy

alunos reclamavam que não conseguiam votar positivamente em mim

udemy

outros alunos questionavam porque haviam mudado sua avaliação sem se lembrarem de terem mexido

udemy

As vezes votos difamatórios me xingando eram selecionados quase que a dedo, o udemy brasil não tirava e eu tinha de pelejar pra conseguir tirar com o udemy EUA como no exemplo a seguir.

udemy

Disseram que ganhei o desafio acadêmico do udemy e não me premiaram porque reclamei do diretor da plataforma  no brasil. Detalhe, como viram em alguns momentos eu tinha que apelar pra o udemy EUA pra conseguir atendimento e suporte a ofensas.

udemy

Veja que outros professores se queixam de questões parecidas, nesse primeiro exemplo vou mostrar um professor se queixando de cumplicidade com difamação no reclame aqui.

udemy

Veja agora uma professora reclamando da questão de pagamento.

udemy


Os professores também se queixam nas mídias sociais pela postura do trust and safe do udemy...... as reclamações contra abuso e desrespeito são bem factuais e o sentimento é muito comum como poderá  ver, além do que já foi postado.

udemy

ABUSO  CONTRATUAL


Veja no meu vídeo sobre como é ser parceiro do udemy que também pedi o contrato por email e não me enviaram    https://youtu.be/7qwPlbM0QiQ

agora aos fatos.....

No meu acordo com o udemy a empresa se comprometeu a promover, divulgar, gerenciar, atender e vender meus cursos, também disse que quando eu desejasse remover que eu poderia.

Depois a coisa ficou  complicada, a empresa alega que não devolve meu curso porque prometeu aos alunos acesso vitalício.......

Se a empresa quer prometer acesso vitalício, deve pagar o professor enquanto usar o curso, mas eles se acham no direito de roubar a propriedade intelectual das pessoas e deixam de pagar o professor. O importante é que acordo não é caro, nem barato. Acordo é acordo e tem que ser honrado e o udemy tá se lixando, afinal já ficaram com meu trabalho.

Como a empresa tem bons advogados e a justiça é demorada, até se resolver o prejuízo do professor pode ser absurdo, sem contar o abuso que passamos.

As vezes o roubo é descarado, recentemente a empresa roubou a propriedade intelectual de 20 cursos meus sobre a suposta alegação que precisavam de melhorias..... Por outro lado, quando clico no feedback da plataforma o departamento acadêmico diz que não tem melhorias sugeridas.

No demonstrativo a seguir, existe um abuso ainda maior. O mesmo curso está ativo no de after effects completo com 5000 mil alunos. Só criei esse porque alguns alunos não querem um curso com 450 vídeo aulas, preferem algo mais pontual...... sobre o curso em si ou sobre as versões do recurso do curso.

udemy

A coisa fica ainda pior, sou cobrado para combaterem a pirataria, uma taxa muito significativa, mas vou mostrar que quem acaba tendo de batalhar pra resolver casos de pirataria sou eu, mesmo quando a empresa envolvida na pirataria é parceira comercial do udemy pra fazer o pagamento dos professores.

importante. resumindo, pago por um serviço que eu acabo tendo que executar. isso tem custo e acarreta em muito prejuízo pra mim. Confira a seguir a imagem do caso no paypal.

udemy

Não ache que é um caso isolado que o udemy negligencia, na minha concepção a única justificativa é que a logo da plataforma no vídeo promove quem recebe o produto pirata e isso acaba gerando vendas, nem sempre pro profissional que perdeu dinheiro, mas independente do que for. é propaganda enganosa e isso por si só é desgastante. eu que arquei com os custos de produção do curso e fico com a menor parcela financeira da venda pra ser cobrado por serviços que não são entregues.

Veja o caso no mercado pago.

udemy

Nem sempre eu consigo tirar tudo, as vezes tenho que competir com a distribuição gratuita de meu trabalho e no próprio link do portal contraventor que faz pirataria do meu trabalho ele declara que é do udemy, se procurarem no reclame aqui também verão que pedi ajuda por problema de pirataria sem ajuda da plataforma que fica mandando enviar emails que não são respondidos e nenhuma providencia efetivada.

udemy

Veja agora que o problema de pirataria no udemy é tão sério que virou comércio e pessoas oferecem pra fazer o que pagamos para o udemy não fazer nada. Com isso podemos perceber que existe uma solução a venda no mercado, mas o udemy cobra pra fazer esse serviço de combate a pirataria e não aparece com uma solução.

udemy

Existem mais casos de pirataria, mas se for colocar todos o material vai ficar ainda maior e ainda tenho outros problemas pra apresentar.

Veja no financeiro equiparado sobre o mesmo mês a diferença no faturamento, se atualizar com o relatório limitado de 2022 eu tenho até vergonha de mostrar que trabalhei de graça pra ser roubado dessa forma, meu trabalho, meu dinheiro e meu tempo.

udemy

Fiz um desafio público para o udemy provar que não estava fraudando o financeiro do meu trabalho que pode ser visto em   https://www.youtube.com/watch?v=PuW-kmSIHt4

Vejam que notifiquei a plataforma, os mesmos viram o vídeo na minha antiga conta e não se posicionaram porque não querem chamar a atenção sobre a análise aprofundada dos números da plataforma.

udemy


Vejam que não se trata da plataforma não conhecer os fatos. não estou trabalhando necessariamente em divulgar isso, apesar de pedir pra quem vê compartilhar, mas usei pra escrever para o Diretor geral da plataforma Gregg Coccari do problema de fraude, ainda apresentei  os vídeos que mostram contrato desaparecendo, mudanças de acordos comerciais, roubo de propriedade intelectual no dia 11/04/22 como hoje fazem 3 dias e o udemy se compromete em responder em 48 hs e o assunto é muito forte eu esperava ao menos um retorno de que o mesmo iria analisar pra tomar alguma medida, gostaria de estar errado sobre esses abusos acontecerem sem o consentimento dele, mas a coisa é séria e pelo visto consensual da gestão como um todo. Se mudarem eu venho aqui, mas pelo que vi até agora......

A coisa tá mais pra uma organização criminosa que uma plataforma EAD.

udemy

Outro modelo de fraude financeira na plataforma do udemy acontece da seguinte maneira.
1 Eles manipulam informações para gerar supostas justificativas para mudanças finaneiras.
Explicando. Como a empresa produz muita informação, mesmo com o advento da big data, muita coisa passa despercebida para pessoas de fora, só alguém de dentro pra conseguir desbravar e explicar o que vou mostrar.
Detalhe...... isso porque o meu nível de acesso a informação também tem limitações, mas só com o que me passaram eu já consigo mostrar, imagine se eles não se negassem a passar os relatórios detalhados...

Aqui vou mostrar que a empresa frauda desempenho de campanhas publicitárias pagas e faturamento de parceiros sobre a fraude dessas informações.

Etapa 1 de 3
Veja a campanha de um curso que a empresa deseja promover e ter um bom desempenho.

udemy

Etapa 2 de 3
Veja como é feita a campanha publicitária de um parceiro que desejam desaparecer com o faturamento. Aqui a empresa não apenas faz um lixo de campanha, eles fazem uma propaganda com  2 idiomas (1 pedaço em inglês e outro pedaço e português).

Não precisa ser gênio do marketing pra ver que essa abaixo vai ter menor desempenho que a campanha 1 deste tópico de fraude de informação pra fraudar movimentação financeira.

udemy

Etapa 3 de 3
Chamo de fraude porque mudar o faturamento baseado em informações falsas é fraude sim !
Imagine que isto tem um preço, pois campanhas publicitárias são pagas, mas a empresa não faria uma movimentação falsa dessa se o lucro com isso não fosse maior.......

Por outro lado existe um sadismo por parte do udemy em denegrir quem faz qualquer tipo de contestação, Veja que vou publicar agora uma pesquisa no google que fiz sobre meu nome na plataforma, pra minha surpresa, metade da campanha estava em português e outra metade em russo.

IMPORTANTE - Existem aproximadamente mais de 6500 idiomas segundo portais respeitados no assunto e diante de um histórico de assédio na plataforma, escolherem o Russo que está mal visto no mundo por causa da guerra pra me promover não soa casual e me faz sentir ofendido.

Veja o vídeo onde mostro isso e explico ao mesmo tempo.



Vejam a imagem dos metadados do meu trabalho em russo que estão descritos no vídeo anterior. Observe que os problemas começam antes de 2018 e que eu coloquei o mouse na barra inferior do menu pra poder mostrar a data do print.

udemy


Vejam que comecei a PEDIR SOCORRO pra plataforma do Udemy em 2018 e o socorro foi uma alternativa desesperada depois de por muito tempo tentar resolver por meio do diálogo.

O diretor da plataforma do Brasil no dia do Facebook ligou pra mim e debochou que assédio moral era difícil de provar e que ele teria bons advogados, ainda reportou que iria me prejudicar.

Eu daria um dedo pra ter gravado a ligação daquele.... mas considero minha alma lavada. Apesar de bombardeado, roubado e prejudicado..... considero que esses fatos ajudam a mostrar a verdade e a dor do que relato e compartilho com vocês.

udemy

Inclusive vou mostrar uma imagem que comparo o número de alunos que o udemy declara que tenho por email e o print do número de alunos na plataforma. A diferença de alunos eu não recebi o dinheiro e "tive que ficar" calado. To mostrando aqui em primeira mão, pra mostrar factualmente como é difícil essa trajetória na plataforma.

udemy

E não para por aí não. Vou mostrar o recorte do demonstrativo financeiro do faturamento de um dos meus cursos de adobe illustrator.

O preço atribuído é de USS 49,99 dólares, a empresa declara que tenho 273 alunos já cadastrados, com um ganho de USS 20 dólares, mas 273 X 49,99 = 13647,27.

No mês presente a empresa declara que tem 14 alunos, mas os ganhos são USS 0 nada, não ganhei nada, mas tenho certeza que você observando conseguiria ver que as informações não batem.

Igualmente importante, veja que a própria empresa reconhece que o curso tem preço e está também descrito na imagem. Um absurdo, um abuso !

udemy

IMPORTANTE

Meu faturamento tem parcela dividida com minha esposa que é minha sócia, mas o faturamento repassado pra ela não é descrito no meu perfil, ou seja o detalhamento financeiro tem que ser levado em conta na fé de que eles são corretos, mas pelo que apresentei existe um motivo para que se receba um detalhamento e mais uma vez....... A empresa se nega a entregar.


Confiram agora a resposta da PROTESTE que é um órgão de defesa do consumidor online com sede no Rio de Janeiro após analisar os fatos.

--- Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2021. Case ID: 102.485.741-16
Ilmo. Senhor ANDRE ROSSITER DE BRETAS FREITAS
Associado no: 1.855.798-91
Assunto: Falha na prestação de serviço
 
Prezado associado,
 
É com satisfação que a PROTESTE recebeu a sua solicitação. Abaixo, algumas considerações e nossa orientação.
 
Dos seus direitos
Trata-se de falha na prestação do serviço. Isso ocorre quando o serviço não é fornecido de maneira adequada, em desconformidade, portanto, com os parâmetros de contratação determinados pelo Código de Defesa do Consumidor.
Nos termos do artigo 20, o fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária. Assim, dispõe o artigo 20 do CDC:
"Art. 20. O fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I - a reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível;
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III - o abatimento proporcional do preço."
Assim, constatada a FALHA, surge para o consumidor o direito de exigir A ADEQUAÇÃO DO SERVIÇO, bem como O PAGAMENTO DE EVENTUAIS PERDAS E DANOS.
 
A PROTESTE reafirma a satisfação em receber sua dúvida, esperando tê-la solucionado. Continuamos à sua disposição para novos esclarecimentos que se fizerem necessários.
Atenciosamente,
Serviço de Defesa do Consumidor

Postar um comentário

0 Comentários