Wilhelm Reich, Caráter, Fases Psicossociais e Linguagem do Corpo

linguagem do corpo

Wilhelm Reich trabalhou em conjunto com Freud e se destacou quando por iniciativa própria escreveu sobre o caráter e o corpo, dentre outros grandes estudos do mesmo.

A estrutura de análise do caráter de Wilhelm Reich tem uma relação muito similar as Fases Psicossociais de Sigmund Freud.

Primeiro vou relatar as Fases Psicossociais de Freud em seguida vou relacionar mais detalhadamente os traços de caráter de Wilhelm Reich. Não vou me estender muito nas fases de Freud, pois as mesmas estão descritas no artigo que fizemos e você pode ve-los clicando sobre a palavra Fases Psicossociais em qualquer lugar de nosso texto.

Fases: Oral - do nascimento aos 2 anos de idade, Anal - dos 2 aos 4 anos de idade, Fálica - por volta dos 4 anos, Latência - dos 5 aos 12 anos e por fim a Puberdade - início no começo da puberdade.

o corpo explica

Para Wilhelm Reich em cada fase as vivências criam demandas, se tornam forte em algo e fraco em outro ponto e isso molda o nosso corpo. Esse molde corporal possui vantagens e desvantagens que visam facilitar a nossa vida social.

Traço Esquizoide - A mesma acontece na fase de gestação, os problemas ou alegrias do período da gestação influenciam o feto que não sabe o que está acontecendo á fora, apenas o que acontece no corpo da mãe em reação ao mundo e suas emoções.

As pessoas com tendências esquizoides mais fortes tem o corpo retangular, de modo geral altos, tem as articulações mais nítidas e a cabeça um pouco maior, são de modo geral mais calados e racionais.

Traço Oral - A mesma acontece no período de amamentação, a criança pode ou não se sentir compreendida quanto as suas necessidades alimentares e a comunicação a respeito disso.

As pessoas com tendências orais tendem a ser mais fofinhas, pois sua dor tende a ser relacionada ao abandono, o fofinho é mais convidativo e os orais também são bem comunicativos.

Traço Psicopata - Sem relação com a psicopatologia, esse tipo de caráter sofre por ser usado ou manipulado. Os psicopatas tem o corpo e rosto mais triangular, costumam ser ótimos negociadores e são muito manipuladores (para o bem ou para o mal).

Traço Masoquista - A dor do masoquista é a humilhação, seu corpo é quadrado e rígido e por isso são pessoas fortes e metódicas que transmitem muita segurança.

Apesar de sensíveis os masoquistas tendem a conter as suas emoções, são bem passivos.

Traço Rígido - Acontece em torno da puberdade, tendo sua dor no triangulo amoroso dos pais. Sua dor é essencialmente a da traição, por isso possuem um corpo estilo ampulheta (escultural, bonito), são muito sedutores, executores e gostam de colocar a mão na massa.

Os tipos de traços de linguagem corporal vistos até aqui são do nível técnico do modelo de transição lenta, ou seja, as transformações do corpo que ocorrem no decorrer do tempo, escrevendo um pouco de nossa história.

Exemplo: Se você pegar sol todo dia por muitos anos, sua pele irá ter uma tendência de apresentar um envelhecimento maior que uma pessoa que não tenha passado por esse tipo de exposição.

O outro modelo técnico é o de transição rápida, que se refere a linguagem corporal como resposta as nossas emoções ao fatos ou mundo ao nosso redor. Exemplo: As micro expressões faciais.

Postar um comentário

0 Comentários