Como o Marketing Negocia Direto com seu Emocional ? Coisa de Coach

como o marketing negocia direto com seu emocional

Sei que gostamos da ideia de que somos donos de nossas decisões, mas na verdade não é bem assim !

O nosso cérebro consciente é a parte do corpo que consome mais energia, por conta disso ele tem diversos programas que otimizam a tomada de decisão e filtram a demanda da atenção do consciente.

Confira Agora 3 Exemplos de Programas Mentais -----------------------------------
Com isso, mais que explicar o filtro da atenção consciente nos vamos mostrar que as nossas decisões estão menos em nossas mãos do que gostamos de imaginar.
Vou mencionar 3 programas mentais, mas existem outros. a Programação Neuro Linguística considera 3 filtros e 13 meta programas....

Programa Mental 1. Atenção Seletiva
Você está em um local lotado e acredita que não está ouvindo nada além de zom, zom, zom, só que de repente ao longe você escuta alguém chamar seu nome "André", nesse momento você se dá conta que estava ouvindo tudo, seu cérebro só filtrou o que acreditou ser útil pra você de fato.

Programa Mental 2. Omissão por Memória Seletiva
Já pensou quanta informação nos captamos no dia a dia ? Imagens, Sons, Tato.....
Seria quase que impossível lembrar de tudo conscientemente e por isso o nosso cérebro omite o armazenamento das informações que considera desnecessárias.
Exemplo: Se eu lhe perguntar o que você comeu no almoço de 13 dias atrás é pouco provável que você se lembre ou se eu lhe perguntar quantas vezes você foi no banheiro nos últimos 10 dias (você poderia até dar uma estimativa, mas a verdade é que você nunca contou isso, ao menos a maioria de vocês não conta o número de vezes que vai ao banheiro por dia ou não se preocupa em memorizar isso e quanto maior o intervalo, mais difícil de você se dedicar a armazenar algo que não tem utilidade prática pra você).

Programa Mental 3. Relativo & Comparativo
Nos não possuímos um filtro de avaliação individual para cada coisa que conhecemos ou interagimos, isso tem relação direta com nosso sistema de memória.
Exemplo: Se eu lhe pedir pra listar palavras com a Letra N, em seguida lhe pedir pra listar frutas e verduras..... Você irá lembrar de mais palavras relativas a categoria de frutas e verduras que palavras com a letra N, mesmo sabendo que existem mais palavras com a letra N que frutas e verduras.

Sobre a relatividade e comparação vou lhe mostrar uma imagem.
Observe que o círculo preto da esquerda aparenta menor que o círculo preto da direita.
São do mesmo tamanho !
A questão é que nós comparamos o círculo preto com os elementos ao seu redor e isso mexe até com a nossa percepção dos fatos e acabamos por escolher ou considerar as coisas de forma relativamente irracional, mas com certeza previsível e marqueteiros sabem usar isso pra vender.

marketing

Vou fazer uma citação de Dan Ariely sobre uma pesquisa de relatividade e comparação no processo decisório que é muito legal e vai endorsar o que falei com maestria por uma mente brilhante.

Exemplo Contexto 1
Um site oferece 3 modelos de assinatura
- assinatura online R$ 59 reais
- assinatura impressa R$ 125 reais
- assinatura impressa + online R$ 125 reais
------------------ A cada 100 pessoas 16 escolheram (apenas assinatura online) e 84 escolheram (assinatura impressa + online) e 0 pessoas (ninguém escolheu a assinatura apenas impressa).

Exemplo Contexto 2
Nesse contexto removemos a opção (assinatura impressa) já que ninguém a escolheu....
- assinatura online R$ 59 reais
- assinatura impressa + online R$ 125 reais
------------------ Se você pensar que ninguém escolheu a (assinatura impressa), remover a mesma não deveria impactar na escolha do plano. Correto ? Não.
Ao remover a opção (assinatura impressa) o jogo mudou, 84 pessoas escolheram (assinatura online), enquanto que apenas 16 pessoas escolheram (assinatura impressa + online).

O entendimento desse tipo de programação mental por Marqueteiros profissionais ou experts da mente humana tem manipulado nossas opções mais do que gostaríamos de admitir.

Gostou ? Me conte como você pretende usar essa informação no seu dia a dia !

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