O que é PNL ?
Como nós mandamos em nosso cérebro ?
Programação (como sequenciamos nossas ações para alcançarmos nossos resultados),
Neuro (como pensamos), Linguística (como usamos a linguagem e como ela nos afeta).
Neuro (como pensamos), Linguística (como usamos a linguagem e como ela nos afeta).
Por meio da PNL você entende seu cérebro e muda a sua vida por meio desse entendimento.
Pressuposto Mapa NÃO é Território
Um dos pressupostos mais comentados na PNL diz respeito ao contexto de que o Mapa Não
é Território, isso significa que a existência e fatos da realidade são diferentes de pessoa
pra pessoa, isso ocorre porque o Mapa diz respeito a forma que idealizamos ou
compreendemos o que captamos do mundo por meio de diversos filtros (Metamodelos)
e programas mentais (Metaprogramas).
é Território, isso significa que a existência e fatos da realidade são diferentes de pessoa
pra pessoa, isso ocorre porque o Mapa diz respeito a forma que idealizamos ou
compreendemos o que captamos do mundo por meio de diversos filtros (Metamodelos)
e programas mentais (Metaprogramas).
MetaModelo / Filtros
Filtros são formados por aspectos:
----- Visual | Auditivo | Cinestésico
Generalização - Relacionada a capacidade de universalizar experiências de vida ou
vivências para que elas se enquadrem num contexto maior que a partir de uma única
experiência a gente consiga interagir com diversas outras.
vivências para que elas se enquadrem num contexto maior que a partir de uma única
experiência a gente consiga interagir com diversas outras.
Omissão - Nosso cérebro consome muita energia e por isso ele omite ou descarta
informações consideradas desnecessárias. Imagine que alguém lhe pergunte o que você
comeu 13 dias atrás ? Você não saberia. O mesmo aconteceria se alguém lhe
perguntasse: quantas vezes você foi no banheiro nos últimos 10 dias.
Também aplicamos esse filtro na hora de contar ou recontar histórias.
informações consideradas desnecessárias. Imagine que alguém lhe pergunte o que você
comeu 13 dias atrás ? Você não saberia. O mesmo aconteceria se alguém lhe
perguntasse: quantas vezes você foi no banheiro nos últimos 10 dias.
Também aplicamos esse filtro na hora de contar ou recontar histórias.
Distorção - Enquanto uma pessoa vê o alcoolismo do pai como motivo de fracasso,
outro vê o alcoolismo do pai como motivo de sucesso.
A realidade é distorcida ou entendida conforme o nosso metamodelo.
outro vê o alcoolismo do pai como motivo de sucesso.
A realidade é distorcida ou entendida conforme o nosso metamodelo.
MetaProgramas PNL
O que são Metaprogramas ? São uma forma de estruturarmos os nossos pensamentos
nas diferentes situações e contextos.
nas diferentes situações e contextos.
Proativo - antever os problemas e correr pra solucionar
Reativo - agir por demanda externa em relação a problemas
Inativo - conhecendo o problema não reage ao mesmo
Em direção a - Correr em direção ao prazer / focam soluções
Afastando-se de - Fugir da dor / focam em problemas
Por diferença - nas comparações a diferença me chama atenção em primeiro lugar
Por semelhança - nas comparações a semelhança me chama primeiro a atenção em
primeiro lugar
primeiro lugar
Modelo convencimento - meio: visual, auditivo e cinestésico
Tipologia: Muitos exemplos (precisa de muitos exemplos) | Automáticos (com poucas
evidências se convence) | Constante (nunca fica totalmente convencido) |
Período do tempo (além de mostrar as evidências essas pessoas precisam de tempo para analisar)
evidências se convence) | Constante (nunca fica totalmente convencido) |
Período do tempo (além de mostrar as evidências essas pessoas precisam de tempo para analisar)
--- Canal - Diz respeito ao meio de comunicação
--- Modo - Diz respeito a forma que se comunica
Hierarquia de critérios - ordem de prioridade que você aplica a resultados ou problemas.
--- Poder - Gostam de Status, poder, persuasão, competição
--- Afiliação - Valorizam estar inseridos e participar do grupo
--- Realização - Valorizam metas, desafio, $ ideias inovadoras
Procedimentos & Opções - Relacionado ao metaprograma de Hierarquia de Critério
e Valores (poder | afiliação | realização)
e Valores (poder | afiliação | realização)
--- Opções - pessoas que valorizam a liberdade, gosta de ter uma grande variedade de opções
--- Procedimento - gosta de receber um passo a passo do que tem de ser feito.
Posicionamento - Diz respeito a forma que afrontamos a comunicação e nos posicionamos
--- Eu - Significa que diante de uma determinada situação valoramos o que acontece pelo
nosso ponto de vista
nosso ponto de vista
--- Outro - Diante de uma situação você se posiciona pela perspectiva da outra pessoa e
pelo que acontece
pelo que acontece
--- Contexto - Quando você toma uma postura neutra e imparcial, você se afasta
e vê todos os pontos de vista
e vê todos os pontos de vista
Referência Interna - Pessoas introspectivas sobre a tomada de decisão das coisas que
acontecem em sua vida.
acontecem em sua vida.
Referência Externa - Pessoas que gostam de pedir conselhos,, que buscam opinião
dos outros para poder atuar
dos outros para poder atuar
Segmentação - Onde você coloca sua atenção ?
--- Genérico - Gostam de contemplar um quadro geral, se sentem frustradas e entediadas
com o específico, são boas planificando e desenvolvendo estratégias
com o específico, são boas planificando e desenvolvendo estratégias
--- Específico - Ficam satisfeitas e focam nos detalhes de um contexto, gostam de muitos
detalhes, fatos, datas, nomes
detalhes, fatos, datas, nomes
Referência Temporal - Como uma pessoa analisa as consequências de seus atos sobre
a perspectiva de tempo (curto | médio | longo) prazo.
a perspectiva de tempo (curto | médio | longo) prazo.
Esse aspecto influencia a motivação das pessoas sobre a perspectiva de tempo para se
alcançar o que deseja.
alcançar o que deseja.
Como a pessoa vive o passado, presente & futuro
Interesse primário - Diz respeito a forma que as pessoas priorizam as questões que lhe
envolvem no dia a dia.
envolvem no dia a dia.
---- De modo geral em relação a……
Pessoas | Tempo | Informação | Atividade | Causa
Sobre as relações humanas, a diferença entre os interesses primários costuma gerar um conflito
no convívio saudável.
no convívio saudável.
Padrão Modal - O que te motiva ao ponto de gerar atitude.
Dualidade Interesses de - Possibilidades & Necessidades
--- As pessoas que se motivam pela possibilidade se motivam por construir e/ou desbravar
as suas oportunidades
as suas oportunidades
--- As pessoas motivadas pelas necessidades se motivam em torno da obrigação e fogem da dor
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