Antes de começar a falar sobre o problema de avaliações no Udemy Brasil, vou mostrar que estou entre os 10% mais ativos e que a empresa declara que minhas conquistas são merecidas na palavra da própria empresa.
Comecei mostrando essa foto porque o start das fraudes na avaliação de meus cursos começaram quando reclamei de ser importunado pelo funcionário Sergio Agudo do Udemy Brasil.
O primeiro modelo de fraude na avaliação é bem chocante, mesmo o curso só possuindo avaliações 5 e 4 estrelas eles mudaram manualmente a avaliação do curso para pior. Confira agora a imagem.
Também já tive de lidar com aluno reclamando de mudarem o voto dele sem o consentimento ou iniciativa do mesmo. Veja que o próprio aluno vem pedir satisfações, mas professores não tem acesso a esse nível de interação, é questão de funcionários do Udemy.
Graças a deus e um pouco de meu esforço a maioria das avaliações sobre meu trabalho é muito boa. Inclusive vou postar agora a média de minhas avaliações sobre a perspectiva de 9 MILHÕES DE VIEWS.
Também tem um fator importante, antes de publicar um curso no udemy o professor tem de passar por avaliação prévia da empresa e se depois disso a avaliação do professor for ruim, o Udemy é ainda mais culpado de não saber selecionar os cursos, mas a verdade é que os motivos também podem ser obscuros.
Veja agora o que diz a lei de diretrizes e bases da educação brasileira de 1996
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Apregoa a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 a realização de um ensino com padrão de qualidade, visando proporcionar ao aluno as condições básicas e necessárias para que possa atingir as finalidades delineadas nas práticas pedagógicas apropriadas (passamos por avaliação prévia do Udemy para poder publicar um curso). Exige-se, no entanto, um engajamento do estudante, destinatário final do produto educação, para que possa participar ativamente do processo educativo e não transformá-lo em campo de conflito, suscitando desavenças infundadas contra o educador.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
No Udemy existe uma deturpação da Lei de Diretrizes e bases da educação Brasileira e o professor passa por constantes avaliações, uma grande parte justa, mas a verdade é que as avaliações são usadas muitas vezes para conseguir suporte, quase que como chantagem e se levar em conta que a maioria dos cursos são vendidos a R$ 20 reais e que o professor muitas vezes não fica com R$ 5 reais é até abusivo pedir ou acreditar que dá pra ministrar suporte por R$ 5 reais, até porque o preço matriz escolhido pelo professor, nunca ou quase nunca é esse.
O udemy chega a vender o curso 80 ou 90% a menos do que o que o professor pede, mas falando das avaliações, muitas vezes, principalmente quando são adulteradas elas chegam a ser mais que ofensivas.
-------------------------------------- Lembra que mais cedo eu falei do problema com o Sergio Agudo ?
Comecei a ter problemas de edição de votos ainda mais ofensivos.
Exemplo: nesse caso o aluno diz que não gostou do curso porque não teve suporte.
Esse é o voto publico do aluno. Eu defendo o direito de todos poderem gostar ou não do curso e pra isso o Udemy dá 30 dias para o aluno cancelar a compra, o aluno também pode assistir algumas vídeo aulas de forma prévia para saber se gosta do curso ou não.....
Se com todas as possibilidades de cancelamento e testar a didática do professor o aluno decide ficar com o curso e votar mal é um sinal de que existe algo errado. O problema maior vai vir depois
O que me perturbou nessa avaliação em particular é que para mim, o Udemy enviou um voto extremamente ofensivo, chegando a me chamar de bosta.
Pra piorar o Udemy Brasil não removia o voto, foi aí que escrevi para o Udemy EUA que declarou que o voto deveria ser removido.
Veja que as reclamações de fraude nas avaliações, ou número de alunos está a cada dia tomando uma proporção maior, no Brasil e nos demais países que o Udemy se faz presente.
Confira aqui o print do depoimento de um professor Americano de grande destaque.
Vou colocar agora o depoimento dele em inglês, depois vou traduzir com o translator pra você
------------- Udemy is a company that has historically tested the patience of its stakeholders. Constant policy changes, fake reviews, fake student numbers, rampant piracy and poor communication are the oft-cited reasons for discontent
Confira agora o depoimento dele em português -----------------------------------------
A Udemy é uma empresa que historicamente testou a paciência de seus stakeholders. Mudanças constantes nas políticas, falsas críticas, números falsos de estudantes, pirataria desenfreada e pouca comunicação são as razões mais citadas para o descontentamento
Na matéria original o Americano mencionado fala de ganhos que já teve e declara alguns abusos como o que você viu acima.
https://robcubbon.com/passive-income-report-q2-2016/
Voltando agora para o problema no Udemy Brasil, confira que até Youtubers que entrevistaram o Sergio Agudo defendem que ele errou comigo.
Veja que os gráficos de vendas também estão incompatíveis.
------ observe que em setembro de 2018 o Udemy declara que o faturamento sobre a publicidade deles, que torna o ganho deles maior foi de equivalente a USS 594,74 dólares, só que no gráfico do Google Analytics você pode ver que tiveram 1611 visitas pagas, o problema que mostra a fraude no sistema vem agora.
Das 1611 visitas pagas 998 foram pagas por mim, só que o gráfico quando fala de minhas vendas ou comissões por minhas vendas eu ganhei apenas 38,42 dólares.
Talvez você possa pensar que as campanhas do Udemy tivessem sido feitas com maior eficiência.
Muito pouco provável por 2 motivos.
1 - número de visitas pagas e o número de vendas num sentido amplo, pois eles teriam de ter tido 100% de eficiência em vendas se levarmos em conta os valores investidos e números de visitas e por fim que ninguém consegue 100% de vendas.
2 - vou mostrar que as campanhas do Udemy são muitas vezes extremamente mal feitas, chegando a usar 2 idiomas numa mesma propaganda, o que deixa o público confuso sobre a quem se destina o trabalho sendo promovido.
Confira aqui como a campanha deles pode chegar a ser mal feita.
vou recortar essa campanha acima para deixa-la com mais destaque e você pode consultar qualquer especialista em marketing que também irá lhe dizer que uma propaganda em 2 idiomas diferentes não é o mais eficiente.
O udemy faz muitas vendas porque tem muitos cursos e um investimento extremamente alto em campanhas, mas a verdade é que ou a campanha que fizeram pra me promover foi mal feita ou foi feita com implicância para fraudar a ideia de eficiência de vendas de meus cursos que se mostraram positivos durante mais de 1 ano.
0 Comentários