Existe uma expectativa sobre a linguagem corporal das pessoas de acordo com diversos fatores e esses tem relação direta com a mensagem que esses personagens desejam transmitir.
Na primeira imagem desse post eu selecionei de forma conjunta algumas imagens de grandes lideres e a postura deles diante de um encontro importante com outra grande personalidade.
Agora vou mostrar de forma isolada cada uma dessas imagens no encontro real e irei debater um pouco sobre as mesmas.
Vou ressaltar que imagens estáticas não transmitem o contexto de todo encontro e nem poderiam, mas elas transmitem uma mensagem, essa mensagem pode ser no seu sentido literal e no sentido que as pessoas entendem a partir de suas experiências e os mais diversos fatores.
para analisar a linguagem corporal dos líderes temos de entender que ao contrário das micro expressões faciais, a linguagem corporal apresenta uma variação de sentidos de acordo com as culturas, mas uma coisa que pode ser dita é que elas podem ser emblemáticas (quando usamos sinais fortes para transmitir uma mensagem), ilustradores (gestos usados para ilustrar e/ou complementar o nosso discurso), adaptativas (gestos usados para acalmar os ânimos - se acariciar, tocar outra pessoa, tocar a si mesmo, tocar e manusear objetos), técnicos (gestos estudados para transmitir uma mensagem como os que os guardas estudam para controlar o transito) e por fim os gestos podem ser codificados (gestos como libras que transmitem uma mensagem).
ressalto que apesar de não haver um consenso geral sobre a análise de todos os gestos que alguns são bem consensuais para os mais diversos autores. Vou focar no relato desses.
quando somos crianças tendemos a nos esconder debaixo da mesa quando estamos com medo, a medida que crescemos descobrimos, mesmo que de forma inconsciente que podemos ficar por trás de objetos ou nos fecharmos com as mãos que mesmo de forma mais sutil nos faz sentir protegidos.
parece insano ? imagine acreditar que ficar debaixo do lençol vai lhe proteger do monstro debaixo da cama (adorei esse exemplo que um aluno trouxe e quis compartilhar, pois acho cabível).
observe que a maioria dos líderes não coloca as mãos protegendo a genitália, pois colocar as mãos a frente da genitália pode transmitir a ideia de insegurança ou medo, assim como os jogadores de futebol usam as mãos a frente da genitália para proteger de uma possível bolada quando o mesmo está na barreira.
eu confesso que vi muitos vídeos e imagens de muitos líderes para fazer esse post, mas Macron me impressionou. Ele tem uma linguagem corporal, forte, confiante e com certeza um lider.
Observe na imagem anterior do encontro dele com Trump que mesmo sendo menor que trump, macron se faz parecer maior pela sua postura corporal, os braços abertos o faz parecer ainda maior do que ele é e isso é muito positivo na imagem que se cria.
a linguagem corporal de akihito também é incrível, mesmo com uma idade mais avançada ele passa força, segurança, liderança e muita vitalidade.
akihito tem a linguagem de suas mãos mais expressivas que trump.
No encontro de trump e bolsonaro eu achei incrível como trump se abriu para nosso presidente, sempre tivemos uma boa relação com os estados unidos, apesar da balança pender mais para o lado dele e bolsonaro abriu ainda mais as portas para os americanos.
acredito no melhor dessa nova gestão com os americanos.
0 Comentários